Com a digitalização do mercado imobiliário, muita coisa mudou nos últimos anos. A internet passou a ser o principal meio para anunciar um imóvel e conquistar vendas. A comunicação entre os agentes, proprietários e potenciais compradores reestruturou-se e exigiu novas habilidades. A própria pandemia de Covid-19 acabou por intensificar esta realidade.

Com isto, é preciso atenção a alguns detalhes na hora de anunciar sua casa ou apartamento na internet, que vão desde quantificar o valor do imóvel até fazer a sua descrição e ilustrar com fotos, sendo sempre, um excelente conselho, identificar o profissional imobiliário que o possa ajudar em tão importante tarefa.

No entanto, para quem pretende fazê-lo pessoal e diretamente, partilhamos convosco 7 dicas. Confira:

1. É realmente uma boa hora para vender um imóvel?

Objetivamente, a resposta para esta pergunta com certeza é sim! Pode não parecer lógico, mas o mercado imobiliário teve uma dinâmica muito interessante desde o início da pandemia. Provavelmente, porque as pessoas começaram a passar mais tempo em casa, e por isso, investiram mais em conforto e em ambientes adequados. De acordo com dados do INE e do Banco de Portugal, o mercado imobiliário registou valores muito semelhantes aos doa noa 2019, facto que corrobora a dinâmica que se viveu, mesmo em ano de pandemia.

2. Por onde começar?

Segundo dados do Google, 60% do tempo que uma pessoa gasta para comprar um imóvel acontece na internet; desde a pesquisa até o fecho do negócio. Por isso é tão importante que o seu imóvel esteja publicado na internet através de anúncios. Mas não esqueça.... no final do dia, a grande diferenciação está na PESSOA. Identificar o profissional adequado para o ajudar poderá ser a chave desta equação.

3. Estabeleça um preço

Antes de tudo, atribua um valor ao imóvel. Pense na localização, na infraestrutura, valências existentes na proximidade, no valor de mercado, entre outros. Todos estes fatores podem influenciar no valor que deseja para negociar o seu imóvel. Tenha em mente que, na hora de uma negociação, os possíveis compradores ou arrendatários tendem a sugerir um preço mais baixo. Por isso, pense sempre nessa possibilidade e defina o máximo de dinheiro que está disposto a baixar no valor do imóvel. E, lembre-se, será sempre mais fácil ser um terceiro (sem ligação sentimental ao imóvel) a gerir esta negociação.

4. Pesquise plataformas

Uma das alternativas para anunciar um imóvel é fazer isso de forma individual. Existem várias plataformas que oferecem esse tipo de serviço, tanto pagas como gratuitas.

Deve ter muita atenção se o site é confiável e seguro. Aconselhamo-lo, sempre, a procurar um profissional imobiliário.

Há que confirmar se o imóvel que pretende anunciar na plataforma escolhida reúne toda a documentação legal. Também é importante ficar atento às regras de cada plataforma, pois elas ajudam o comprador a ter mais confiança e aumentam a credibilidade do serviço.

Pode ser, efetivamente, um verdadeiro descanso encontrar a ajuda profissional adequada.

5. Fotos do imóvel

As fotografias são elementos centrais de um anúncio de imóvel. É fundamental mostrar fotos no seu anúncio para que um possível comprador ou arrendatário tenha uma noção mínima de como é a estrutura e de como está o estado do imóvel. Um anúncio sem imagens faz com que as pessoas não tenham ideia de como é o imóvel e afasta a possibilidade de negócio. É muito comum encontrar fotos de imóveis de baixa qualidade, tremidas, com ângulos inadequados ou até mesmo embaciadas. Para valorizar seu imóvel, faça imagens de todas as frações, sempre com a melhor qualidade possível, para que chamem a atenção de potenciais interessados.

6. Descrição do imóvel no anúncio

Assim como boas fotografias, para chamar a atenção de possíveis compradores ou arrendatários, o anúncio deve ter uma boa descrição. Mas aqui não nos estamos a referir apenas a uma descrição minuciosa de cada divisão. É preciso ter criatividade. Use-a para gerar algum tipo de conexão com quem está a ler o anúncio. Conte uma história sobre como foi morar naquela casa, os momentos que passou em cada divisão e como aquele ambiente tem um valor sentimental para si.

Fale sobre a localização, quais são as principais opções de lazer, saúde ou comércio na zona, como é a vizinhança e o que o bairro tem para oferecer. Lembre-se de reforçar a situação do imóvel e mencionar encargos como, por exemplo, condomínio.

7. Atendimento ao cliente

Se estiver a anunciar por si só o seu imóvel, é importantíssimo garantir um bom atendimento, respondendo a todos as questões da(s) pessoa(s) interessada(s). Programe bem os horários para agendar as visitas e nunca marque com mais de um interessado no mesmo horário. Mantenha a casa devidamente arrumada durante a visita e minimize os aspetos e peças que possam personalizar demasiado o imóvel.

 

 

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